Você pode sair de uma empresa por vontade própria ou ser demitido. Em ambos os casos, é preciso saber como manter as portas abertas para que um dia, se for necessário, você possa voltar.
Deixar a empresa em um clima agradável, cordial e mantendo a consideração mútua com os colegas, chefes e recrutadores não é apenas uma questão de oportunidade futura, mas sim de caráter. Veja abaixo o que fazer para manter o networking dentro da companhia após a sua saída.
Converse antes
A maior habilidade de qualquer profissional é saber se comunicar. Se você deseja deixar a empresa, chame seu chefe para explicar que procura novos desafios ou uma oportunidade de crescimento que a empresa atual ainda não te deu.
Caso seja informado da demissão, aproveite a ocasião para agradecer a oportunidade e perguntar se existe algo que você possa fazer para melhorar, bem como se pode fazer algo para ajudar a empresa antes de deixá-la definitivamente, como treinar um substituto, por exemplo.
Seja profissional
Nunca leve nada para o lado pessoal. Na empresa, apesar de lidar diretamente com pessoas, tenha a clareza de que o funcionário é, acima de tudo, uma peça do mecanismo de funcionamento da firma.
Mantenha ética e a harmonia entre os demais funcionários. Jamais saia da empresa fazendo fofocas pelos corredores, falando mal do seu gerente ou de um colega. Se for cumprir aviso prévio, mantenha-se produtivo nesses últimos dias de trabalho. Não falte e não se atrase.
Seguindo essas dicas, você sairá de cabeça erguida e manterá um bom relacionamento com todos ao seu redor, sabendo que poderão se encontrar novamente no futuro, nesta ou em outra empresa.