A dúvida mais comum sobre processos seletivos é qual roupa usar em uma entrevista de emprego. Isso se deve à sociedade estar pautada em aparências e isso não está errado.
A primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, postura comportamental e vestimentas são muito importantes na hora de se apresentar pela primeira vez em uma empresa. Saiba como se vestir adequadamente na entrevista seguindo essas 2 dicas simples:
Nada se cria, tudo se copia
A primeira regra para uma entrevista de emprego é fazer o dever de casa. Conhecer a empresa é fundamental para decidir o que falar na entrevista e, claro, qual roupa usar na ocasião.
Se possível, visite a empresa com antecedência e observe a roupa dos colaboradores já contratados. Com exceção dos que usam uniformes, os demais mostrarão qual a vestimenta adequada ao ambiente da organização.
Os próprios uniformes mostram se o ambiente pede uma camiseta simples ou uma camisa polo, por exemplo. Ou, ainda, uma roupa mais formal.
Tenha bom senso
Ter bom senso é fundamental em todas as áreas da vida. Independente de qualquer coisa, siga regras básicas como não usar bermuda (homens) e não exagerar na sensualidade das peças (mulheres).
Além disso, observe a formalidade do cargo para o qual está se candidatando. Um profissional de nível superior não pode, jamais, se apresentar para uma entrevista de emprego sem um traje formal.
Algumas empresas possuem regras próprias de comportamento e totalmente fora dos padrões. É o caso do Google e outras empresas de tecnologia. Mesmo assim, é melhor pecar pelo excesso de formalidade do que pela falta, na hora de se vestir para a entrevista de emprego.