in

Como elaborar um currículo quando não se tem experiência

Mesmo sem ter experiência prévia, é possível elaborar um currículo atraente aos olhos do recrutador.

Canal do Ensino

Elaborar um bom currículo é o primeiro passo para garantir uma contratação. Quem está tentando agora uma vaga no mercado de trabalho fica em dúvida porque nunca trabalhou. Porém, existe uma forma de elaborar um currículo sem experiência profissional e você vai aprender agora.

No currículo tradicional, os campos básicos são: 

  • Informações pessoais; 
  • Objetivos profissionais;
  • Formação acadêmica;
  • Cursos Extras;
  • Experiência profissional.

Repare que a Experiência Profissional é apenas o último tópico do documento e que, antes deste, o profissional recrutador já viu todos os outros. Então, capriche neles! 

Como elaborar um currículo sem experiência? 

Preencha suas informações pessoais da forma mais completa possível, sem esquecer das redes sociais, principalmente o Linkedin. É lá nas redes que o recrutador poderá conhecer melhor a sua personalidade. 

Por isso mesmo, evite postar assuntos polêmicos em seus perfis nas redes sociais, como política ou mesmo imagens e vídeos de comportamentos que podem sofrer julgamento. Não é certo julgar, mas acontece. 

Seja claro em seus objetivos e, se possível, personalize o currículo para a empresa em que participará da entrevista. Em vez de colocar que seu objetivo é crescer na carreira, opte por falar que seu objetivo é trabalhar em parceria com a empresa X, para que juntos possam alcançar este ou aquele resultado. 

Capriche na formação acadêmica e nos cursos extras, enriqueça seu currículo! 

Por último, complete o campo Experiência Profissional com conquistas pessoais, competições que participou e trabalhos voluntários que realizou.

Next post