in

3 dicas para você derrotar a timidez na hora da entrevista de emprego, a 2 é fundamental

Se você acredita que por ser tímido perderá muitas oportunidades, leia este artigo e acabe com esse mito na sua cabeça agora mesmo.

Curriculum

Ser tímido para conversar, falar sobre si mesmo e falar em público é uma característica comum à personalidade de muitas pessoas. Aprenda como lidar com a timidez na entrevista de emprego seguindo essas 3 dicas bem simples.

Seja autêntico 

Jamais tente ser alguém que você não é. Isso inclui não mentir e não tentar mudar sua personalidade de uma hora para outra visando agradar o recrutador.  

Não se preocupe com a timidez, num primeiro momento. Ao menos que seu cargo tenha tarefas de falar em público ou conversar muito, como o cargo de vendedor, por exemplo, a timidez não é um problema.  

Suas qualificações profissionais são muito mais importantes. Comece tirando esse peso e esse medo antes da entrevista, pois na maioria das vezes, ser tímido e falar pouco é uma qualidade. 

Mantenha a calma 

Prepare-se para o momento da entrevista, conhecendo a empresa e conhecendo seu currículo. Esteja pronto para responder as perguntas ligadas às informações do documento, como suas conquistas em empregos passados ou os trabalhos voluntários que você já fez.  

Toda pergunta feita pelo recrutador deve ser respondida de forma sucinta, isso já é uma regra das entrevistas de emprego. Portanto, ser tímido e falar pouco não é problema. 

Linguagem corporal 

Você pode até ser tímido e falar pouco, mas seu corpo fala muito mais. E os recrutadores observam muito esse tipo de coisa.  

Aqui é o ponto em que você deverá fazer algum esforço. Mantenha-se ereto, sempre que necessário olhe nos olhos do profissional responsável pela entrevista e tenha um aperto de mão firme. 

Assim, mesmo tímido, você passará profissionalismo, confiança e segurança.

Next post