in

Nunca esqueça isto se estiver à procura do primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego requer o máximo de especialização, persistência e alguns hacks que você vai descobrir agora. Acompanhe!

ABRH

Com a chegada da revolução digital, a experiência já nem sempre é o carro-chefe de uma contratação. Muitas empresas estão abertas para cargos de trainee, bem como adotando os programas de jovem aprendiz para dar oportunidades a quem nunca trabalhou.

Porém, para conseguir uma vaga sem ter experiência comprovada no currículo é preciso se apresentar corretamente e destacar em seu CV alguns pontos da sua vida pessoal que possam ser relevantes para a empresa. Veja o que fazer para conseguir o primeiro emprego

Lição de casa 

Chegue para qualquer entrevista sabendo informações sobre a empresa, o processo da vaga para a qual está se candidatando e como suas experiências de vida (não de trabalho) podem contribuir para a firma. 

Isso demonstra ao recrutador que você é dinâmico, responsável, pró-ativo e determinado, valendo muito mais que apenas descrever isso no currículo. 

Primeira impressão 

Um sorriso no rosto abre portas em qualquer esfera da vida e é o melhor cartão de visitas que alguém pode entregar a um recrutador. Aperte a mão do responsável pela contratação com firmeza e olhando em seus olhos. Isso demonstra confiança, característica importante e muito valorizada. 

Persistência 

Qualquer pessoa precisa aprender que o não faz parte da vida e nunca desistir. Como disse Rocky Balboa, a vida vai bater e bater. O que diferencia o vencedor do fracassado é o quanto ele consegue apanhar da vida e permanecer lutando.  

O primeiro emprego quase nunca surge do primeiro CV que você entrega, então seja persistente. Empresas como a Coca-Cola e outras gigantes do mercado costumam ter uma fila de profissionais a serem contratados e é comum chamarem para 2 ou 3 entrevistas antes de efetivarem o candidato no quadro. 

Geração Z 

Os nascidos nos anos 2000 ou depois estão entrando agora na idade do mercado de trabalho. Essa geração é conhecida por já nascerem imersos na tecnologia e podem ter preferência para conseguir uma vaga.  

No seu currículo, você deve ter quantos cursos forem possíveis na área de tecnologia e, caso ainda não tenha nenhum, procure no Google por cursos gratuitos com certificado e deixe as desculpas de lado. 

Next post