in

Muito tempo desempregado? Como criar seu currículo para alcançar a vaga

Esse é o método correto de preparar o currículo e fazer a entrevista se você está há muito tempo desempregado. Acompanhe!

Ipiau Online

Muita gente pensa que estar muito tempo desempregado prejudica a imagem perante os recrutadores na hora da contratação. Mas isso não é verdade. Segundo especialistas em recursos humanos, basta saber justificar esse tempo fora do mercado de trabalho e você não será prejudicado na busca pela vaga. Veja como fazer seu currículo e entrevista.

Segundo Bruno Lourenço, da consultoria de recrutamento Vittore Partners, é natural que o profissional se afaste do mercado por conta própria, para se dedicar a um negócio próprio, por exemplo. Na opinião do especialista, isso é até um ponto positivo na carreira do candidato e deve aparecer no currículo. 

Como fazer o currículo para conseguir a vaga? 

As brechas de tempo sem trabalhar que aparecem no currículo não são um ponto negativo, desde que esse tempo tenha sido bem utilizado pelo profissional, adquirindo conhecimento ou experiência.  

Por isso, mostre em seu currículo as suas conquistas durante o tempo fora do mercado de trabalho. Ponha as datas ao lado dos cursos que fez ou dos empreendimentos que participou durante este período. 

De acordo com Bruno, o buraco no currículo não é o ponto chave do documento. O mais importante é saber demonstrar suas competências, suas capacidades. E, obviamente, mostrar comprometimento com a nova oportunidade que está buscando no mercado.  

Como fazer a entrevista? 

No momento do contato direto com o recrutador, caso seja perguntado, o profissional deve falar sobre como esse tempo afastado do mercado o ajudou a adquirir mais qualificações e experiências.  

Se não for perguntado, o candidato deve ser esperto para aproveitar os momentos em que lhe caiba a palavra e salientar suas qualidades com exemplos do período em que não estava no mercado de trabalho. 

Falar sobre saúde ou problemas pessoais também não deve ser um tabu. Caso esses sejam os seus motivos, deverá colocar isso de forma natural e sincera. 

Next post